Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Motivação, qual e a sua?

Aloha,

Em se falando de esportes, vários podem ser os fatores que levam  uma pessoa a praticar e ou competir. Saúde, status, fama, glória, dinheiro, moda, amor, eu destacaria estes, entres os maiores motivadores.
Mas por mais que a coisa flua e ou aconteça, sem o motivador certo a tendência e no meio do caminho o barco afundar.

Vamos trocar a palavra motivo por combustível, então, como tal, é isto que fará sua prática esportiva andar, com mais ou menos velocidade, indo mais ou menos longe.

Saúde

Um excelente combustível, porém não o melhor, pois se seu objetivo for apenas uma vida saudável, a tendência é,  que quando estiver tudo bem, chega a hora de parar para descansar, e muitas vezes estas "paradas" acabam tirando o foco, ou mudando paras práticas diferentes. Ou seja, você não é um atleta, apenas esta em busca de qualidade de vida.




Status, fama, glória

Apesar de parecidos ainda assim são diferentes, mas como combustível a tendência pode ser a mesma: atingido tal objetivo é hora de parar ou buscar  novos desafios, ou ainda, se não atingido em curto prazo, tende-se a desistir, visto que em um mundo tão grande com tantos praticantes sempre haverá o que se destaca mais.


Dinheiro
Este é terrível, até mesmo a bíblia diz  em 1 Timóteo: 6. 10. "Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males", logo se este for seu combustível, você pode até obter sucesso, mas estará limitado a escolher práticas esportivas muito específicas, contar com uma série de fatores extras, e ainda nunca ser plenamente realizado.


Moda


Apesar de soar engraçado este é um dos maiores combustíveis da atualidade, basta por exemplo um nome se destacar em determinada prática, para que um número elevado se dedique a mesma modalidade. Isso inclusive como característica regional. Exemplo, se um atleta de sua cidade desponta por exemplo no tênis, muitos, mas muitos mesmo desta cidade se dedicarão mesma. Por um lado pode-se a partir daí descobrir um bom número de talentos, haja visto o sucesso do BRASIL no MMA, antigo "vale tudo", iniciado por Hélio Gracie e cia. Mas ainda assim requer-se muito cuidado, pois assim como um descobridor de talentos, tal combustível pode lhe fazer andar somente por certo tempo.

Amor

O combustível certo para o casamento perfeito, vai ser também o certo para uma prática esportiva. Com o amor como combustível fatores negativos serão facilmente relevados. Não me importa se tem dezenas de melhores que eu inclusive num mesmo evento, não me importa se meu nome estará nos livros de história do mesmo, não importa se ganharei muito pouco ou nenhum dinheiro, ou mesmo se vou apenas gastar, não importa se haverá um campeonato mundial da modalidade transmitido pela maior rede de tv. O que importa é que amo o que prático, amo (no caso do carveboard, mas válido para as demais), estar no meu habitat, no caso as ladeiras. Amo a adrenalina de fazer uma manobra as vezes simples demais para uma centena de praticantes, mas para mim um desafio.

Esta é a vibe, seja qual for sua modalidade, busque fazer por amor. Assim, como consequência, vários dos outros tópicos podem vir, não como combustíveis, mas como resultado do amor dedicado.

Um comentário:

  1. Parabéns Ale, sempre com otimas matérias e realmente o amor ao carveboard é o que me move a cada dias mais batalhar pelo crescimento do esporte e mostrar que alem de a adrenalina,o carveboard nos proporciona o role com amigos e cada dia que passa são mais, isso ae como sempre falo valeu familia carveboard.

    ResponderExcluir